sexta-feira, março 11, 2011

Polybius - A Lenda de um jogo Demoníaco

Lendas urbanas.

Pequenas histórias passadas de pessoa a pessoa. Contos fantásticos que tendo acontecido ou não, sempre chegam com ares de verdade. E todos nós já ouvimos falar delas. Provavelmente, você já deva até ter espalhado algumas dessas histórias por aí. Graças ao grande
boom da internet e a gradativa quantidade de pessoas as quais ela atinge, mais e mais curiosos propagam os contos que aconteceram com um "amigo de um amigo" deles. Em todas os seguimentos sociais, em todas as vertentes existem resquícios de lendas urbanas.

No mundo dos jogos eletrônicos não é diferente.


Conheça a lenda de um arcade maldito. Um jogo que queria acabar com todos os outros jogos.


A lenda de
Polybius.

Nossa história situa-se na cidade de Portland, Oregon, no noroeste dos Estados Unidos. O ano é 1981 e os jogos de fliperama (arcade) se encontram em plena ascensão em matéria de popularidade. Nessa época, as pessoas se divertiam com games como Galaga, Donkey Kong, Ms. Pac-Man, Asteroids e Tempest, estando estes dois últimos na vanguarda dos jogos feitos a partir de gráficos vetoriais, a base das incríveis imagens em polígonos nos games mais modernos.

Surgiram rumores de que um novo arcade teria chegado às
casas  de fliperama em alguns subúrbios da cidade. Os garotos locais, ávidos por um jogo diferente, se mobilizaram a procura do tal lançamento, o famigerado Polybius.

O game lembrava o já citado
Tempest visto por uma perspectiva diferente. Um turbilhão hexagonal girava no meio da tela enquanto gerava formas compostas por imagens vetoriais que eram lançadas para fora da base. Uma pequena nave triangular do lado esquerdo do monitor atirava contra o núcleo do turbilhão, aparentemente na intenção de acabar com a fuga das formas. Além delas, eram lançadas em direção ao jogador ondas girando com luzes que piscavam repetidamente e que se tornavam extremamente coloridas assemelhando-se a descrições de efeitos psicodélicos causados por drogas como o LSD. Não havia música, apenas barulhos futuristas aleatórios que ecoavam durante o desenrolar do jogo. Os controles eram uma alavanca simples e só um botão.

Polybius se tornou extremamente popular mesmo com as poucas máquinas distribuídas pela cidade. As pessoas formavam filas ao redor delas para jogar ou assistir a quem estivesse jogando. Além de famoso, Polybius também se mostrou bastante viciante fazendo vários dos garotos que o jogavam diariamente não quererem jogar mais nenhum game diferente. Sintomas estranhos, já que os arcades eram febre e este era um jogo relativamente simples. E isso foi apenas o começo, pouco depois, os sintomas pioraram. Algumas crianças sofreram casos de amnésia após jogar. Não se lembravam de coisas básicas como os seus nomes ou onde moravam. Outras apresentaram enxaqueca, insônia e terror noturno. Acordavam de madrugada gritando depois de sofrerem com horríveis pesadelos.

Ataques epiléticos, perda de memória gradativa e desmaios também foram reportados. Há rumores de tentativas de suicídio. Alguns dos garotos simplesmente pararam de jogar videogames após seu contato com
Polybius. Um deles inclusive, teria se tornado um ativista anti-jogos. No meio dos gráficos hipnóticos supostamente apareciam mensagens subliminares incentivando negativamente os jogadores. Surgiam faces fantasmagóricas que só eram vistas por quem estivesse olhando a tela pelos lados. Alguns ouviam choro ou uma voz feminina que dizia "Por que me machucou?".

E tem mais. A história mais curiosa é a de que as pessoas que trabalhavam nos fliperamas que receberam esses arcades diziam que homens vestidos de preto vinham constantemente coletar dados das máquinas. Não estavam interessados nas moedas, mas sim em informações sobre como o game era jogado. Os gabinetes foram recolhidos pouco mais de um mês após sua chegada pois um garoto de 13 anos teria falecido devido a um ataque epilético sofrido enquanto jogava. Após isso, eles nunca mais foram vistos.


Por trás do jogo

Há várias teorias acerca do surgimento de Polybius. A mais difundida, no melhor estilo Arquivo X, é a de que o jogo foi feito por militares ligados ao governo norte-americano usando algoritmos desenvolvidos pela CIA que visavam controle de comportamento. A intenção seria eliminar a vontade de jogar fliperamas e videogames. O governo estaria preocupado com o fascínio que esse mercado exercia sobre as crianças e queria exterminá-lo antes que saísse do controle. Aí eles enviaram as máquinas para Portland em caráter de teste e se funcionasse, provavelmente o jogo seria espalhado por todo o país.

Nesse ínterim, há quem diga que a
Atari e a Sega - gigantes na produção de arcades na época - teriam tomado parte no desenvolvimento do game. Em relação a Sega não há maiores informações além deste boato. Quanto a Atari, o buraco é mais embaixo. Algumas versões da história ligam o desenvolvimento de Polybius a Ed Rottberg, designer responsável pela criação de Battlezone, simulador de guerra considerado por muitos como o primeiro shooter 3D em primeira pessoa. O engraçado no negócio é que o exército dos EUA de fato encomendou a Atari uma versão aprimorada de Battlezone para ser usada em treinamento militar. Versão esta que foi desenvolvida por Rottberg em 1980, ou seja, um ano antes do suposto lançamento de Polybius. Portanto, na época em que o arcade do mal teria sido lançado, em 1981, uma empresa produtora de video games já havia cooperado com os militares norte-americanos no desenvolvimento de um jogo que não servisse apenas ao simples propósito de divertir.

E para camuflar um game feito com a intenção de imprimir idéias anti-jogos na cabeça das pessoas, nada melhor do que uma empresa sem nome no mercado que nunca tivesse lançado nenhum programa antes. Web afora existem diversas imagens que supostamente teriam sido retiradas do game, incluindo a tela-título:



Nela podemos ver o ano de lançamento do game e também o nome do fabricante, Sinneslöschen. Em alemão significa algo como "inibir os sentidos". Não se sabe se é uma empresa independente, se é ligada ao governo norte-americano ou a Ed Rottberg e a Atari. Não existe nenhum outro game produzido por esta empresa.

Steven Roach

No dia 20 de março de 2006, um sujeito postou um comentário no site coinop.org dizendo que esteve envolvido no processo de criação do jogo. Sob o nome de Steven Roach, ele alegou que a SinneslöschenPortland ter tido um ataque epilético e falecido após jogar. Depois do recolhimento dos arcades, a Sinneslöschen foi desfeita e o jogo e seus direitos ficaram com a companhia contratante. Nenhuma ROM do programa eventualmente existe ou foi divulgada.
era uma pequena empresa fundada por ele juntamente com outros programadores na República Tcheca em 1978. Trabalhavam com componentes para placas de circuito integrado e um pouco de programação. Em 1980 eles teriam sido contratados por uma companhia da América do Sul - a qual ele não cita o nome por questões legais - para desenvolver uma idéia que eles estavam bolando em criar um arcade game com elementos de puzzle centrado em uma nova aproximação no conceito de gráficos para video games. Ele falou sobre o desenrolar do projeto, sobre como eles passaram certo tempo trabalhando muito nele e também como fizeram vários testes no jogo, que apesar de viciante, não causava os ditos efeitos colaterais descritos na lenda. Então, depois de terminado o programa, a companhia resolveu fazer um breve lançamento teste que foi abortado seis dias depois devido à aquele garoto de 13 anos em


Roach não comentou apenas neste, mas também em outros sites que publicaram matérias a respeito do game. Logo despertou o interesse de Duane Weatherall gamepulse.co.uk que o convidou para uma entrevista. Porém, o relato de Roach possuía uma série de inconsistências tendo alguns fatos aparentemente retirados da própria internet, como terem sido mandadas sete máquinas para teste na cidade ou que os diretores da companhia visitaram alguns locais onde elas estariam, uma alusão aos "homens-de-preto" que fazem parte da lenda. E isso evidentemente retira boa parte da credibilidade em relação a sua história. A inexistência de qualquer informação web afora sobre a Sinneslöschen, mesmo com a afirmação de ser uma empresa fechada há mais de 25 anos atrás, reforça a possibilidade de ser um relato falso.
do antigo

Será verdade que este jogo realmente existiu? Os fatos estão aí. Cabe a cada um decidir se houve mesmo um game que queria controlar o comportamento das pessoas ou se não passa de mais uma lenda. A internet se divide. A própria Game Pro publicou um artigo em seu site em agosto de 2003 no qual eles analisavam vários boatos envolvendo videogames. A avaliação sobre a veracidade da lenda de Polybius foi um misterioso "inconclusivo".

Curiosidades

  • Polybius - em português Políbio - foi um geógrafo e historiador grego. Desenvolveu um método simples de criptografia que envolvia a substituição de letras por uma combinação de dois números. É um dos mais antigos sistemas criptográficos de que se tem notícia.
  • Na história contada por Steven Roach, ele atribui a criação do nome a um programador chamado Marek Vachousek que estudava mitologia grega na universidade de Masaryk.
  • O game teve uma rápida aparição no episódio Please Homer, Don't Hammer 'Em de Os Simpsons. No dito, a família está em um shopping center caindo aos pedaços. Bart vai ao fliperama jogar e ao lado da máquina a qual ele se interessa está uma cabine de Polybius. Destaque para a frase no gabinete: "Propriedade do governo dos Estados Unidos".




  • Existem diversas fotos pela web que supostamente teriam sido tiradas de máquinas perdidas de Polybius. Algumas realmente muito boas. Confira abaixo:




 
  • Dois malucos do site joltcountry.com receberam um comentário anônimo de um cara que alegava saber onde existia uma maquina de Polybius verdadeira. Em contato com sujeito, eles conseguiram informações sobre o local onde ela supostamente estaria. Fizeram um vídeo a respeito que parece meio falso devido a algumas estranhas aparições no final. Confira:




  • Existe um site na web com o nome da empresa que teria criado o jogo, a Sinneslöschen. Lá você pode - por sua conta e risco - baixar uma versão refeita do game baseada nas informações existentes sobre ele. Ou também pode conferir em vídeo:
                                                                              



          História muitu interessante e cheia de mistério que encontrei por acaso no site Ninho da mente, meus créditos a ele. O Jogo é mesmo muito louco, e as cores e os desenhos geométricos realmente nos deixam confusos, baixe e comprova!
Comentem!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Pode até ser uma lenda, mais o que me entriga é que a pouco tempo atrás um episódio do desenho animado pokemon levou algumas crianças ao hospital após terem ataques epiléticos, cerca de 1200 crianças. Existe uma doença chamada (segundo a wikipedia) Epilepsia Fotossensitiva que poderia causar tais ataques.
Agora se o jogo causavam pesadelos a história é outra, outro detalhe é pq um dos jogadores que jogou o Polybius e ser tornou um ativista anti-games se pronuncia ? Um ativista é uma pessoa que se faz visível pra sua causa.

Para saber mais:

http://es.wikipedia.org/wiki/Epilepsia_fotosensitiva

Anônimo disse...

Pode até ser uma lenda, mais o que me entriga é que a pouco tempo atrás um episódio do desenho animado pokemon levou algumas crianças ao hospital após terem ataques epiléticos, cerca de 1200 crianças. A Epilepsia Fotossensitiva poderia causar tais ataques, porém é uma doença muito rara, como poderia em um grupo tão pequeno de pessoas em máquinas de teste causar tais ataques ?
Agora se o jogo causavam pesadelos a história é outra; Outro detalhe é porque um dos jogadores que jogou o Polybius e ser tornou um ativista anti-games se pronuncia ? Um ativista é uma pessoa que se faz visível para a sua causa.

Para saber mais:

http://es.wikipedia.org/wiki/Epilepsia_fotosensitiva

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More