sexta-feira, julho 30, 2010

Você já viu ou sonhou com este homem?

Conta-se que em janeiro de 2006, uma paciente de um renomado psiquiatra de Nova York desenhou o rosto de um homem que vinha aparecendo em seus sonhos frequentemente. Por mais de uma vez este homem chegou a aconselhá-la à respeito de sua vida particular. A mulher, porém, jura não conhecer o homem e nem nunca tê-lo visto, antes dos sonhos.
O desenho ficou atirado em cima da mesa do psiquiatra, até que um dia outro paciente também reconheceu o homem do desenho como sendo o sujeito com o qual vinha sonhando e, também afirmou nunca tê-lo visto, a não ser em seus sonhos.
Estranhando a coincidência o psiquiatra fez cópias do retrato e as enviou à outros colegas. Para surpresa do psiquiatra, em poucos meses recebeu 4 respostas positivas de pessoas que também haviam sonhado com aquele homem.
Até 2009, cerca de 2 mil pessoas pelo mundo alegaram já ter visto este homem em seus sonhos, afirmando ainda nunca o terem visto antes.
Pelo que se sabe, este homem não existe fora dos sonhos. Pelo menos até agora ninguém, em todo o mundo, encontrou ou se identificou como sendo este homem.

Muitas teorias surgiram para tentar explicar o fato, estas vão desde explicações científicas, fantasiosas até teorias da conspiração. Veja na sequência algumas delas.

  • A Teoria do Arquétipo:
    Segundo a teoria psicanalítica de Jung, este homem é uma imagem arquétipica que pertence ao nosso inconsciente coletivo e vem à tona em tempos de dificuldades (circunstâncias emocionais, mudanças dramáticas em nossas vidas, as situações de stress, etc) em indivíduos particularmente sensíveis.

  • Teoria religiosa:
    De acordo com esta teoria, este homem é a imagem do Criador, isto é, uma das formas na qual Deus se manifesta hoje em dia. Esta é a razão pela qual seus conselhos e as palavras que pronuncia durante os sonhos devem ser sistematicamente seguidas por quem sonha com ele.

  • Teoria do super sonhador:
    Segundo esta teoria, este homem é uma pessoa real, que pode entrar em sonhos das pessoas por meio de habilidades psicológicas específicas. Alguns acreditam que na vida real, esse homem se pareça com o dos sonhos. Outros pensam que o homem dos sonhos parece completamente diferente do seu homólogo da vida real. Algumas pessoas parecem acreditar que por trás deste homem há um plano de condicionamento mental desenvolvido por uma grande corporação.

  • Teoria da imitação dos sonhos:
    Esta é uma psico-científica teoria sociológica que afirma que este fenômeno surgiu casualmente e desenvolveu progressivamente por imitação. Basicamente, quando as pessoas estão expostas a este fenômeno se tornam tão profundamente impressionadas que passam a também ver este homem em seus sonhos.

  • Teoria do reconhecimento diurno:
    Esta teoria afirma que as aparições do homem são puramente casuais. Normalmente, nós não conseguimos nos lembrar dos rostos que vemos em nossos sonhos. A imagem deste homem seria, assim, um instrumento que, no dia-a-dia das pessoas, facilitaria o reconhecimento de uma imagem onírica indefinida.
    A bizarrice não termina aí. Existe até um site que compila relatos, fotos e fatos de pessoas que sonharam, além de cartazes em diversas línguas para serem baixados, é o http://www.thisman.org/.
    E você, já viu ou sonhou com este homem?

  • 1 comentários:

    Jucifer disse...

    mas bah guri
    como eu digo cada doido
    com sua doideira
    nunca sonhei com este
    ser feio pakas kkkkkkk

    bjim guri

    Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More