sexta-feira, abril 08, 2011

Sociedade e Governo criando monstros

 Boa tarde amigos. Hoje venho com um assunto que foge um pouco do tema proposto pelo blog. Mas não deixa de ser tão tenebroso quanto os post's anteriores. O Brasil está chocado com os acontecimentos da manhã dessa quinta-feira passada, 07 de Abril, quando um rapaz  invadiu a escola municipal Tasso da Silveira e disparou diversos tiros, na região de Realengo (zona oeste do Rio). Segundo a GloboNews, dez pessoas morreram. 


Pessoas se concentram em frente à Escola municipal Tasso da Silveira após rapaz atirar contra alunos

  Quando uma tragédia dessas acontece( isso mesmo, ja não é a primeira vez ), muitas questões são levantadas em cima do ocorrido, e a que mais se discute é sobre a segurança das escolas, venda de armas pela Internet e que tipos de distúrbios mentais o rapaz apresentava. Mas se pararmos para analisar, será mesmo que o mais importante são essas questões? Será que são essas questões que os meios de comucação, a imprensa, e os órgãos governamentais devem dar atenção. Acredito que a algo muito mais importante que se deveria da em conta, para que casos como esses não ocorram novamente. Me refiro a Sociabilidade e Socialização. O que forma o caráter humano nos indivíduos da espécie humana é a convivência em grupo, o modo de integração, sem isso, a pessoa vive afastada, em seu próprio grupo, seu próprio mundo afastada de tudo e de todos. A humanidade se encontra em constante evolução, sendo sua tendência natural abandonar a ideologia do egocentrismo (aquele que considera seu próprio “eu” como o centro de tudo). Os seres humanos, por mais que se acham auto-suficientes, necessitam de seus semelhantes para sobreviver, criar formas de expressão cultural, comunicar-se, perpetuar a espécie e obter realização plena como indivíduos. Mas vocês devem estar se perguntando porque eu estou falando sobre isso, se esse é o principal fator que motivou o rapaz a cometer aqueles assassinatos? Bem, é porque não é isso que se vê hoje em dia. A sociedade em um todo, não trabalha para a evolução do carater humano. No Brasil deveria haver mais incentivo a cultura, a integração, começando pelas escolas. Os assassinatos ocorreram na escola onde o assassino estudava quando jovem, e com certeza está ligado a uns dos motivos pra cometer a tragédia. Será que quando garoto, ele não sofreu abusos? Bullying, é mais comum do que você imagina e acontece em todas as escolas do país, assim como no mundo. Não estou querendo aqui tirar a culpa daquele monstro. Pra mim ele não deveria ser morto, e sim deveria pagar pelo que ele fez ainda em vida, porque morrer é pouco. Mas antes de apenas julgar, condenar e dizer tudo que ja sabemos e sentimos, deveríamos cortar o mal pela raiz. Começando com um acompanhamento ainda quando criança. Com certeza ele não nasceu um monstro psicopata frio e calculista. Todos nós nascemos perfeitos. O problema está ainda na infância, na pré-adolescência, onde a criança começa a ver o mundo como uma sociedade, e tenta se integrar a algum grupo. 



 Me digam voces o que um adolescente ganha em assistir aquela novela teen( teen só no género, porque os atores devem ter mais de trinta ), passada na Record, Rebelde? Absolutamente nada. Uma história sem fundamento algum, com atores e atuações pifas, totalmente sem conteúdo. E ao invés de tentarem passar algo de produtivo, ja que é uma novela de apelo jovem, ela foi criada única e exclusivamente para faturar com roupas, calçados, acessórios, cosméticos, celulares, materiais escolares e outros produtos licenciados da marca Rebelde.Segundo a própria Record, por meio de uma parceria feita entre a Record Entretenimento e a Redibra Licensing, o grupo pretende captar parceiros e fabricantes de diferentes produtos para comercializar a marca. E no fim o que vai gerar tudo isso para a sociedade brasileira? Jovens consumistas compulsivos, meninas e meninos alienados sem preocupação com o que ocorre ao seu redor, sem se importar com os problemas sociais, vivendo em um mundo de consumo, e aumentando o indiçe de inadimplência do país.O que quero dizer é que por mais que estamos chocados, o monstro que atirou e matou friamente 10 crianças, foi criado pela nossa sociedade e pelo governo que não se importa com os jovens, com a educação e com a cultura do nosso país. 
 É como aquela famosa frase, " Os jovens são o futuro do nosso país ", se não os educarmos, não acompanharmos sua evolução dentro da sociedade, infelizmente muitos casos como esse ainda ocorrerão em nosso país. Os pais devem dar mais atenção aos filhos, saber com quem andam, saber o que andam fazendo na Internet, com quem conversam online em salas de bate-papo, msn, Orkut, ficar atentos em cada mudança brusca de comportamento. 
 Quantas crianças devem sem mortas inoscentementes até que o governo e a sociedade acorde para o verdadeiro mal que corrompe nossos jovens?

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More